sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Arsenal e a grande possibilidade de título após 5 temporadas


O último título conquistado pelos Gunners, foi na temporada 2004/2005. A FA Cup, vencida nos pênaltis diante do Manchester United. Após 0x0 no tempo normal, 5x4 para o Arsenal nas penalidades máximas. O capitão? Patrick Vieira, ele que marcou época como jogador e capitão do time londrino. Na temporada seguinte, mesmo com a transferência de Vieira para a Juventus, o Arsenal viria a ser o vice campeão da Uefa Champions League, perdendo a final para o Barcelona, pelo placar de 2x1. 

Cinco temporadas se passaram desde o último título, com a política de Arsene Wenger, de formar times jovens, com um padrão de jogo muito bem definido, jogando sempre ofensivamente um futebol plástico, atraente e envolvente. Todos esses adjetivos qualificaram e ainda qualificam muito bem a equipe do Arsenal, porém, falta-se o adjetivo campeão. Conforme as temporadas foram se passando, a pressão foi aumentando e o rótulo de “tremer” nos momentos decisivos também caracterizou a equipe. Não penso exatamente dessa forma. Para mim, talvez a inexperiência seja o fator principal, que tanto atrapalhou a equipe nesses momentos. Soma-se a isso as lesões, que também foram um fator agravante nesses momentos (e seguem sendo até hoje).

Eis que a grande oportunidade dessa geração Gunner de conquistar um título chegara. Após eliminar Tottenham (1x4), Newcastle (0x4), Wigan (2x0) e Ipswich Town (1x0; 3x0), a equipe é a grande favorita para a final da Carling Cup, que será disputada no dia 27 de fevereiro, diante do Birmingham, em Wembley. O Birmingham bateu o West Ham na outra semi final, num placar agregado de 4x3. No entanto, o mesmo Birmingham ocupa atualmente a décima sétima posição na Premier League, e luta contra o rebaixamento, o que faz do Arsenal o grande favorito para o confronto.  

Mesmo a Carling Cup não tendo tanta expressão como uma FA Cup, por exemplo, a conquista desse título seria indispensável para os Gunners, pois traria confiança e também daria mais tranquilidade à equipe em momentos decisivos futuros. Entretanto, a situação pode ser comparada a uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que o Arsenal pode ganhar e acabar com a pressão que existe em torno de ganhar um título, perdendo, pode ver a pressão se agravar, e o fator psicológico pesar mais ainda nos momentos decisivos. Resta-nos saber como se comportará a equipe londrina. Sofrerá com a inexperiência e com a tensão? Saberá lidar com ambos os fatores e poderá ganhar a confiança necessária para decisões futuras? Enfim, saberemos a resposta no dia 27 de fevereiro.

 A FA Cup temporada 2004/2005 foi o último título conquistado pelo Arsenal. Patrick Vieira era o capitão do time na época.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Robin van Persie: ele está de volta?



Sim, o holandês de 27 anos parece ter voltado a sua melhor forma. Robin van Persie tem sofrido muito com as lesões ultimamente, lesões essas que o atrapalharam em desempenhar um bom papel. No entanto, o holandês mostra que cada vez mais está readquirindo sua melhor forma. 

Foram seis gols nos últimos três jogos pelo Arsenal. No sábado passado (15), em jogo válido pela 23ª rodada da Premier League 10/11, van Persie marcou duas vezes diante do West Ham, em Upton Park e ainda contribuiu com uma assistência, na vitória por 3 x 0 diante dos Hammers. No meio de semana, após ser poupado e entrar apenas aos 26 minutos do segundo tempo, o holandês selou a vitória dos Gunners por 3 x 1 diante do Leeds, com um gol de cabeça, em replay válido pela terceira rodada da FA Cup. Ontem, pela 24ª rodada da Premier League,  o holandês aplicou um fantástico hat trick frente ao Wigan, na vitória por 3 x 0. Mesmo tendo perdido um pênalti, o holandês foi o melhor jogador do Arsenal na partida, e o hat trick apenas coroou sua bela exibição.

Assim, ao que tudo indica, o holandês está mesmo de volta a sua melhor forma.

Ao lado de Theo Walcott (à direita), Robin van Persie comemora seu terceiro gol frente ao Wigan, na vitória por 3 x 0.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...