quarta-feira, 27 de abril de 2011

A diferença


Depois da vitória na final da Copa do Rei, o Real Madrid pensou que havia encontrado um jeito de enfrentar o Barcelona. O Barcelona, por sua vez, não mudou sua forma de jogar. E foi assim que o primeiro tempo do jogo de hoje contou com muito estudo por parte das equipes, tal qual estivessem em um tabuleiro de xadrez. Raras oportunidades de gol, cautela e tensão, ao mesmo tempo, marcaram esse jogo. Mas, no segundo tempo, a história aos poucos mudou.

O começo não indicava isso. Apenas uma breve melhora ofensiva por parte do Real Madrid. A cautela e a tensão até continuaram. E o que de fato mudou a cara do jogo foi a expulsão do luso-brasileiro Pepe. Discutível? Até certo ponto. A forma como ele entrou em Daniel Alves e até mesmo sua expressão facial, acabaram por denunciá-lo. 

A partir disso, Messi, a diferença, que andava meio apagado até então, conseguiu mais espaços para jogar, afinal, o Real Madrid perdera um de seus volantes e teve com isso seu setor defensivo mais exposto. Após boa jogada de Afellay, que havia entrado há pouco (e entrado bem, diga-se de passagem), Messi se antecipou a Sérgio Ramos e concluiu cruzamento do holandês para abrir o placar. Se Messi com pouco espaço é capaz de coisas geniais, ele com espaço é capaz de coisas mais geniais ainda. O atual melhor do mundo mostrou tal genialidade, ao deixar três marcadores pelo caminho e concluir de perna direita para o gol, não dando chances para Casillas, marcando um golaço. O segundo dele e o segundo do Barça na partida.

Com o resultado, o Real Madrid perdeu sua primeira partida na atual edição da Uefa Champions League e também, levou seus dois primeiros gols no Santiago Bernabeu na competição (com esses dois gols sofridos, o time madrilenho não igualará a marca do Milan campeão de 1992/1993, que não tinha levado gols em casa pela Uefa Champions League). Além da desvantagem, o Real Madrid mesmo podendo contar com o retorno de Ricardo Carvalho, não contará com Pepe e Sérgio Ramos, ambos suspensos, para a partida de volta, na próxima terça-feira. 

Em minha visão, por mais que se deva respeitar o time e toda a tradição do Real Madrid, o Barcelona deu um largo passou rumo à final, pois o Real prezou um modo de jogo cauteloso, esperando o adversário, deixando-o tomar conta das ações ofensivas nos três encontros (dos que totalizarão quatro em vinte dias). Ou seja, o Real terá de mudar esse modo de jogo prezado até aqui - o que não será fácil - caso queira chegar à final. 

Já na outra semifinal, o Manchester United também deu um largo passo rumo à final, ao bater o Schalke 04 na Alemanha, por 0 x 2. Mesmo com atuação majestosa de Neuer, os ingleses tiveram total domínio da partida, e com gols de Giggs e Rooney, praticamente tornaram inviável qualquer tipo de reação para o time alemão na próxima quarta.

A possibilidade de uma reedição da final da UCL de 08/09 se aproxima cada vez mais.

Messi, a diferença. Se ele com pouco espaço é capaz de coisas geniais, ele com espaço é capaz de coisas mais geniais ainda.

sábado, 23 de abril de 2011

Rodada decisiva pelos estaduais


Rodada decisiva nos estaduais pelo Brasil. Rodada que conta com jogos hoje e amanhã.

“Pelo regulamento deste ano, as quartas de final e as semifinais serão disputadas em confronto único. Além disso, o time de melhor campanha tem apenas o direito de decidir a vaga jogando em casa. Isto porque, em caso de empate no tempo regulamentar, a definição do classificado acontece na disputa de pênaltis, sem prorrogação.” E é assim que as quartas de final do Paulista serão abertas neste sábado, com Santos x Ponte Preta e Corinthians x Oeste. O Santos recebe uma Ponte Preta invicta contra os grandes de São Paulo, e que na primeira fase, empatou em 2 x 2 com a equipe santista. Pode assim, (por que não?) dificultar novamente a vida do peixe. Já o Corinthians, recebe o Oeste, que na primeira fase, foi presa “fácil” para a equipe da capital, que venceu o jogo por 3 x 0. São Paulo x Portuguesa, que na primeira fase fizeram bom jogo, terminado em 2 x 3 para o tricolor do Morumbi, e Palmeiras x Mirassol, que na primeira fase teve como resultado final 0 x 1 para a equipe alviverde, fecham a rodada das quartas de final do Paulista no domingo.

Pelo Carioca, as semifinais da Taça Rio contam com Vasco x Olaria, hoje e Flamengo x Fluminense, amanhã. Dos 128 confrontos na história de Vasco x Olaria, o “freguês” Olaria venceu apenas 11 deles. Já Flamengo x Fluminense tem tido confrontos equilibrados recentemente. No estadual desse ano, por exemplo, empate por 0 x 0 na primeira fase da Taça Rio.

No Campeonato Mineiro, América de Teófilo Otoni x Cruzeiro neste sábado e América x Atlético Mineiro nesse domingo, começam a disputa pelas vagas para a final. O América de Teófilo Otoni só foi derrotado em casa na primeira fase da competição pelo próprio Cruzeiro. Enquanto isso, na outra perna, o América bateu o Atlético Mineiro no primeiro turno, placar de 2 x 1.

No Campeonato Gaúcho, as semifinais da Taça Farroupilha começam a ser decididas hoje, entre Cruzeiro x Grêmio e amanhã, entre Juventude x Internacional. A possibilidade de um grenal na final é grande.

Já pelo Campeonato Paranaense, Atlético Paraense x Coritiba duelarão amanhã na Arena da Baixada. Não perdendo para o rival, o Coritiba pode sagrar-se bicampeão do Campeonato Paranaense. A curiosidade fica pelo fato de que em 2008, o Coritiba se sagrou campeão justamente na Arena da Baixada, casa do rival.

O Campeonato Catarinense (pelo Returno) conta com o clássico Avaí x Figueirense em uma das pernas e Chapecoense x Joinville em outra. Na fase de grupos, Avaí 0 x 1 Figueirense, em plena Ressacada, e Chapecoense 1 x 0 Joinville.

Por fim, no Campeonato Baiano, o destaque fica por conta do clássico Ba-Vi em uma das semifinais. A outra semifinal será feita por Bahia de Feira de Santana x Serrano.  

domingo, 17 de abril de 2011

O final de semana que praticamente decretou alguns campeões nacionais europeus


As temporadas da maioria dos campeonatos europeus estão chegando ao fim, e com esse fim, a maioria dos campeões naturalmente vão se desenhando. Esse final de semana, se não decretou, deixou “com uma mão e meia” na taça, os líderes da Premier League, do Calcio, de La Liga e da Bundesliga.

Foi assim na Premier League, onde o Arsenal, segundo colocado, que tinha um jogo a menos que o líder Manchester United, não passou de um empate inacreditável com o Liverpool no Emirates Stadium, por 1 x 1. Agora, com seis rodadas restantes, a diferença do líder United é de 6 pontos para o segundo colocado Arsenal. 

Também foi assim no Calcio, onde o Milan após vencer a Sampdoria por 3 x 0, ver a Internazionale perder para o Parma por 2 x 0 e o Napoli ser batido pela Udinese por 1 x 2, conseguiu ampliar sua vantagem na liderança. Restam seis rodadas; a vantagem dos rossoneri é de 6 pontos para o vice-líder Napoli e de 8 pontos para a terceira colocada Internazionale. 

Não foi diferente em La Liga. Real Madrid e Barcelona se enfrentaram no primeiro dos quatro super duelos que terão pela frente. Esse foi válido por La Liga e realizado no Santiago Bernabeu, com placar final de 1 x 1. Com o empate, ficou praticamente inviável a equipe merengue tirar a diferença de 8 pontos para o time catalão a seis rodadas do final. 

E também não foi diferente na Bundesliga, pois se havia uma certa dúvida com relação às forças do Borussia Dortmund para a reta final da temporada, e com isso, uma possível aproximação cada vez maior do Bayer Leverkusen, essa foi sanada hoje. O Borussia fez o seu dever de casa, bateu o Freiburg por 3 x 0, e viu o rival direto Bayer Leverkusen, ser goleado pelo Bayern de Munique por 5 x 1. Os resultados proporcionaram ao Borussia ampliar a vantagem para 8 pontos frente ao Bayer Leverkusen, com 4 rodadas a serem disputadas.

Após esse final de semana, as disputas mais acirradas ficarão mesmo por parte da Ligue 1 (onde o Lille vacilou e empatou em casa com o Bordeaux por 1 x 1, enquanto o Olympique de Marseille venceu fora de casa o Montpellier, pelo placar de 1 x 2; agora a diferença é de 1 ponto do líder Lille para o vice Olympique de Marseille) e da Eredivisie (onde PSV Eindhoven e Twente se encontram com 65 pontos e o Ajax com 64 pontos). De qualquer forma, enquanto houver esperança para os torcedores de Arsenal, Napoli, e até mesmo Real Madrid, Bayer Leverkusen e Internazionale (que se encontram em situação mais complicada), esses continuarão certamente acreditando.

A torcida do Borussia é a que está mais próxima de comemorar o título nacional. A equipe não conquista a "salva de prata" desde a temporada 01/02.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dois jogos e uma temporada "por água abaixo"


Em 2 de abril, Milan 3 x 0 Inter. Em 5 de abril, Inter 2 x 5 Schalke. Basicamente, esses dois jogos acabaram por selar as principais pretensões da Internazionale para a temporada 10/11: hexacampeonato italiano e bicampeonato da Uefa Champions League.

Eliminada pelo Schalke 04 da Uefa Champions League nas quartas de final (placar agregado de 7 x 3 para a equipe alemã) e cinco pontos atrás do líder Milan na luta por mais um scudetto. Essa é agora a realidade da Internazionale. É verdade que a equipe ainda se encontra viva na disputa pela Copa da Itália (na qual é atual campeã, tendo vencido a Roma na final da temporada passada, por 0 x 1), mas também é verdade que as principais pretensões da equipe nerazzuri eram o bi na Uefa Champions League e o hexa no Calcio. 

O que ficou evidenciado com tais eliminações? Mais uma vez ficou evidenciada a fragilidade tática de equipes comandadas pelo técnico brasileiro Leonardo. A Internazionale se mostrou um time desorganizado taticamente, sem um padrão claro de jogo definido. Além disso, também ficou evidenciada a falta de um poder de reação. Quando em desvantagem no placar, os nerazzuri se mostraram ainda mais apáticos, aceitando passivamente os resultados adversos.

Mesmo tendo conquistado o recorde de técnico com melhor desempenho em um início de trabalho na Itália (33 pontos conquistados em seus 13 primeiros jogos no comando da equipe; antiga marca pertencia à Capello pela Juventus, em 04/05, 32 pontos em 13 jogos), e tendo de fato, feito um bom início de trabalho frente à Internazionale, Leonardo já não tem mais tanta segurança em seu cargo. Para completar, após essas derrotas, as saídas de Júlio César, Maicon e Sneijder são especuladas. Segundo o ‘Gazzetta Dello Sport’, a diretoria do clube não deve fazer esforço para segurar a maioria dos seus jogadores, entre eles os três acima mencionados. É provável que a era Mourinho, vivida há pouco tempo pela equipe nerazzuri, logo seja motivo de saudade para a torcida.

Mesmo com bom início de trabalho, após temporada "por água abaixo", Leonardo já não tem mais tanta segurança no cargo como antes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...