domingo, 29 de janeiro de 2012

Dia de épicos "3 x 2"


29 de janeiro de 2012, dia em que o placar de “3 x 2” foi destaque em ao menos dois jogos fantásticos. Um deles, no tênis. E foi na final do Australian Open - o primeiro Grand Slam do ano - disputada entre o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, números 1 e 2 do ranking, respectivamente. Após 5 horas e 53 minutos de jogo, o sérvio se sagrou bicampeão consecutivamente e campeão pela terceira vez do Aberto da Austrália, fechando o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 5-7, 6-4, 6-2, 6-7, 7-5. E os dois tenistas fizeram história, pois protagonizaram a final mais longa de todos os tempos de um Grand Slam. Um jogo simplesmente memorável. 

Pouco depois do evento sensacional ocorrido na Austrália, pela terra da Rainha, outro grande “3 x 2” foi registrado. Em jogo válido pela 4ª rodada da FA Cup, Arsenal e Aston Villa proporcionaram um belo espetáculo de futebol no Emirates Stadium. 

Os donos da casa vinham de duas derrotas consecutivas pela Premier League (sendo a última delas para o rival Manchester United, em seus domínios), enquanto que o Aston Villa, vinha de um resultado expressivo (virada diante do Wolverhampton fora de casa) na última rodada do campeonato. Pela copa, após as eliminações de favoritos ao título, como Manchester City (atual campeão, diga-se de passagem) e Manchester United, ambas as equipes vislumbravam a maior - e talvez única - chance de título na temporada. E foi com esse espírito que o Aston Villa abriu 0 x 2 no placar, ainda no primeiro tempo e levou tal vantagem para o intervalo.

Quando tudo parecia ir de mal a pior para os Gunners, em 16 minutos as coisas mudaram completamente. O time voltou dos vestiários com outra atitude, decidido a mudar a história do jogo. E assim o foi. Com dois gols de pênalti do implacável holandês, capitão da equipe, Robin van Persie e um gol de Theo Walcott, a equipe de Londres virou uma partida que chegou a parecer perdida, para 3 x 2. O time conseguiu segurar o placar e conquistar de maneira épica a vitória. Agora o Arsenal aguarda pelo vencedor do confronto entre Sunderland x Middlesbrough, que disputarão replay na segunda semana de fevereiro, para decidir quem avança às oitavas de final da competição e encara a equipe londrina.

Uma vitória que deve servir de exemplo ao próprio Arsenal, um time que muitas vezes se mostra abatido, sem poder de reação, principalmente quando em desvantagem no marcador.

Novak Djokovic e...
... Robin van Persie, os personagens principais dos épicos "3 x 2".

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E as surpresas continuam...


Mal a 19ª rodada da Premier League terminou, e já no dia seguinte (no caso, hoje), tivemos o início da 20ª rodada. Se a 19ª rodada nos trouxe algumas surpresas, como a derrota do Manchester United diante do Blackburn, em Old Trafford por 2 x 3; o tropeço do Chelsea também em seus domínios, de virada, por 1 x 3 para o Aston Villa; um resultado épico do Sunderland, que bateu o milionário Manchester City por 1 x 0; a 20ª rodada começou já trazendo surpresas.

A surpresa dessa rodada, ao menos até o momento, foi trazida pelo Fulham, que bateu o rival londrino Arsenal, pelo placar de 2 x 1, de virada. Um jogo também com contornos épicos. O Arsenal que, por sua vez, havia sido um dos poucos times da parte de cima da tabela que não havia tropeçado na rodada passada (a exemplo do Liverpool), quando venceu o Queens Park Rangers por 1 x 0, acabou desta vez tropeçando e deixando escapar pontos preciosos, na luta por uma vaga na próxima edição da Champions League.

Se o resultado fora merecido? Talvez não o tenha sido. Mas o fato é que após bom primeiro tempo, em que criou boas chances para ampliar o marcador e matar a partida, e contudo, acabou não conseguindo, o Arsenal retornou para a segunda etapa da peleja recuado, adotando uma postura totalmente desnecessária. A derrota veio com um gol aos 92 minutos, dando contornos épicos para a vitória ao Fulham e, em contrapartida, contornos trágicos para o Arsenal, que foi sufocado pelo adversário durante todo o segundo tempo, atuando inclusive com um a menos, por aproximadamente 15 minutos. De tal forma, o Arsenal acabou “pagando” pela postura adotada na etapa final do jogo.

Se algo de bom fica para os Gunners após o revés, isso fica por conta da quase que evidência, a respeito das reais chances da equipe na atual temporada de Premier League. Chances essas que certamente se limitam à luta por uma vaga na próxima edição de Uefa Champions League. Dificilmente algo mais pode ser almejado pela equipe, com o atual elenco que tem em mãos o técnico Arsene Wenger.

E como já diria o jornalista/comentarista dos canais ESPN, Mauro Cezar Pereira, “Quem gosta de futebol, gosta de futebol o ano inteiro”, e por isso a bola não para nos gramados ingleses. A 20ª rodada se completa entre amanhã, com os duelos entre Tottenham x West Bromwich, Wigan x Sunderland, Manchester City x Liverpool, e quarta-feira, com os confrontos entre Everton x Bolton e Newcastle x Manchester United. 

Bobby Zamora, em primeiro plano, comemora seu gol, que deu vitória ao Fulham frente ao Arsenal, 2 x 1. Ao fundo, os adeptos do Fulham, em êxtase.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Um presente já no primeiro dia do ano


1 de janeiro de 2012, primeiro dia do ano. Dia de futebol? Sim, senhoras e senhores. Dia de futebol, ao menos na terra da Rainha. E que dia de futebol. Para começar bem o ano, fomos presenteados com uma grande partida entre Sunderland x Manchester City, no Stadium Of Light, casa do Sunderland, em jogo válido pela 19ª rodada da Premier League 2011/2012.

O líder do campeonato - Manchester City - vinha de um empate por 0 x 0, diante do West Bromwich, enquanto que o Sunderland, por sua vez, vinha de um empate em casa com o Everton, pelo placar de 1 x 1. Melhor ataque da competição (53 gols em 19 partidas) e contando com o tropeço do Manchester United - atual segundo colocado do campeonato, que perdera em casa para o Blackburn, por 2 x 3 -, os Citizens queriam a qualquer custo a vitória, para abrir na ponta do campeonato. 

Eles tentaram, martelaram, pressionaram durante quase todo o jogo, mas acabaram parando em boas defesas do goleiro do Sunderland, Mignolet; em boas ações defensivas dos donos da casa; e até mesmo na trave.

E eis que a surpresa futebolística já no primeiro dia do ano veio a ocorrer: depois de tanto pressionar e não chegar ao gol, o City ainda viu os Black Cats chegarem ao gol da vitória. Aos 93 minutos (assim como na temporada passada, no mesmo estádio, quando Darren Bent marcou de pênalti e deu a vitória também por 1 x 0 aos donos da casa), em contra-ataque, Sessegnon deixou o sul-coreano Ji, em posição irregular, na cara de Joe Hart e ele não errou. Até então, Ji não havia acertado nenhuma jogada as quais havia tentado, contudo, não se apavorou diante do goleiro da seleção inglesa, teve frieza e marcou o gol que deu uma vitória épica ao Sunderland. 

A posição irregular de Ji no momento do gol, não tira o brilho de uma vitória heróica. Vitória de um time que se superou, conseguiu se defender diante do melhor ataque da competição e que prova que dia de futebol é todo dia. No primeiro dia do ano, fomos presenteados com um desses jogos, que são/serão recordados pelos que o viram, por um bom tempo. Voltando à pergunta inicial do texto “Dia de futebol?”, acho que não nos restam dúvidas...

Ji comemora o gol que deu uma vitória épica, no primeiro dia do ano, ao Sunderland.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...