domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma semana...


Uma semana que havia se iniciado bem, quando o Arsenal havia batido o Sunderland, no último sábado (11) , fora de casa, pela 25ª rodada da Premier League. Triunfo por 1 x 2, de virada, com direito a gol de  Thierry Henry aos 90 minutos. Requintes de um jogo “pra entrar pra história” - guardadas as devidas proporções, claro. Era um jogo importante para se vencer, pois na quarta-feira seguinte o Arsenal encararia o Milan, em confronto de ida das oitavas de final da Uefa Champions League.

Digamos que até mesmo aquele torcedor Gunner mais ressabiado e/ou pessimista, depois da vitória contra o Sunderland, pela maneira como essa ocorreu, sentiu-se um pouco mais confiante para o confronto contra o time italiano. “Uma vitória fora de casa, de virada, com gol nos acréscimos. Era o gás o qual precisávamos”. Certamente boa parte - senão a totalidade - dos torcedores do Arsenal pensara assim. 

Pensara assim e se decepcionara (o que tem acontecido com certa frequência em temporadas recentes). Depois de pesada derrota para os Rossoneri, por 4 x 0, em Milão, sem conseguir sequer jogar praticamente, e quase que já dizendo adeus à competição europeia, o Arsenal fechou a semana - que havia se iniciado com desenho esperançoso - de maneira frustrante. Isso porque pelas oitavas de final da FA Cup, o Arsenal viu a talvez única real chance de título na temporada ir por água abaixo, ao perder pro mesmo Sunderland que havia vencido há uma semana. Com isso, são 7 temporadas sem um título na conta do clube de Londres. Vale lembrar que a última conquista foi a da FA Cup de 2004/2005, quando vencera o Manchester United, nos pênaltis, e levantara a taça.

Dessa forma, resta ao Arsenal brigar para terminar a Premier League na 4ª colocação e, consequentemente, vir a disputar a próxima edição da Uefa Champions League, uma vez que está virtualmente eliminado da atual edição, além de estar também agora eliminado da FA Cup (que sem Manchester United e Manchester City pelo caminho, se mostrava uma possibilidade maior de conquista ao time londrino).

Contratações, escalações, atuações, erros de avaliação... tanto por parte de treinador, quanto por parte de certos jogadores e da direção do clube, são claramente questionáveis. O fato é que o trabalho do treinador Arsene Wenger - que tanto já fez pelo clube e pelo futebol - têm sido questionado não é de hoje. E com razão. Afinal, até quando as coisas continuarão assim para o Arsenal? 

Temporada difícil para o Arsenal. Mais uma.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mais um Chelsea x Manchester United fora de série


Clássico dos times que são os campeões das últimas sete edições de Premier League. Clássico que teve sua rivalidade acentuada nos últimos anos. Clássico que geralmente conta com muita emoção. E não foi diferente dessa vez. Um jogo com ingredientes suficientes para um belo clássico, como por exemplo: heróis, vilões, reclamações, muitos gols, entre outros. Assim foi o Chelsea x Manchester United disputado hoje, no Stamford Bridge, pela 24ª rodada da Premier League.

Os Blues abriram o marcador com gol contra de Evans, após boa jogada individual de Sturridge, um dos destaques do Chelsea na temporada. Na volta para o segundo tempo, Juan Mata tratou de ampliar a vantagem, com menos de um minuto jogado, depois de bonita assistência de Torres (que chegou a 1100 minutos sem marcar pelo Chelsea no jogo de hoje). Aproveitando-se do momento de instabilidade do adversário dentro da partida, os donos da casa foram em busca de tentar matar o jogo, e conseguiram chegar ao terceiro gol, após cabeçada do brasileiro David Luiz, que após desviar em Ferdinand, entrou no ângulo do goleiro De Gea, que nada pode fazer. Até então, a zaga do United candidatava-se a “vilã” da partida.

Eis que, com seu time não demonstrando nenhum tipo de reação, Alex Ferguson mexeu na equipe e as alterações vieram a surtir efeito. Aos 58 minutos, Wayne Rooney diminuiu o placar cobrando pênalti. Era o primeiro sinal de uma reação que parecia bem improvável. Aos 69, após pênalti inexistente, assinalado equivocadamente pelo árbitro Howard Webb, Wayne Rooney voltou às redes, convertendo novo pênalti. O lance gerou muitas reclamações pelo lado do time e da torcida londrina. Mas, por mais que a segunda penalidade não tenha de fato existido, e ainda assim tenha sido marcada pelo árbitro de maior destaque no cenário britânico atualmente (Howard Webb), o United dominava então quase todas as ações do jogo. E foi nesse ritmo que os Red Devils chegaram a um empate heróico, quando o mexicano Chicharito, talismã da equipe, subiu mais que a zaga do Chelsea, para igualar o marcador e garantir o empate aos visitantes. Rooney e Chicharito candidatos a heróis do jogo? Sem dúvidas.

Um resultado que teve sabor de derrota para o time de Londres, enquanto que, pelo outro lado, um sabor de vitória para o time de Manchester.

Agora o Chelsea, que empatou seis das últimas nove partidas no campeonato, soma 43 pontos e continua na 4ª colocação; o Manchester United, vice-líder, chegou aos 55 pontos, e devido à vitória do Manchester City na rodada (3 x 0 diante do Fulham, ontem, jogando em seus domínios), viu os  seus rivais abrirem 2 pontos de diferença na ponta da tabela. O encerramento da 24ª rodada da Premier League 11/12 se dá amanhã, com um duelo que promete, entre Liverpool e Tottenham, 7º e 3º colocados na competição, respectivamente.

Essa é a Premier League, uma liga diferente das demais.

Chicharito, talismã e candidato à herói na partida de hoje, mesmo não tendo estatura muito elevada, subiu mais que toda a defesa do Chelsea, cabeceou firme, não dando chances para Petr Cech e marcando o gol de um empate heróico para o Manchester United.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...