sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma noite daquelas


História
Quartas-de-final da Libertadores, jogo de volta, estádio Independência, Belo Horizonte. O Atlético-MG ia assegurando a vaga para as semifinais com dificuldades, até que aos 47 do segundo tempo, após lançamento longo da defesa, o atacante do Tijuana conseguiu ganhar pelo alto de Réver e a bola ia ficando com o zagueiro Aguilar, do Tijuana, que havia se aventurado ao ataque. Não ficou, pois Leonardo Silva acabou cometendo pênalti em Aguilar. Momentos tensos separaram a marcação do pênalti até o alívio do torcedor atleticano.

Alívio, pois Victor, goleiro com histórico de defesas em penalidades, acabou se transformando em protagonista da classificação. O colombiano Riascos, autor do gol do Tijuana na partida e um dos destaques – senão o destaque – do Tijuana na competição pegou a bola; cobrou forte, quase no meio do gol. Victor caiu para o seu lado direito, mas com a perna esquerda, fez aquela que ele mesmo afirmou ter sido a “defesa mais importante” de sua vida. Mais do que isso, talvez tenha sido a defesa mais importante da história do Clube Atlético Mineiro na Taça Libertadores, uma vez que a campanha é a melhor de sua história na competição. Sem dúvidas, um dos lances mais espetaculares - senão o mais espetacular - da atual edição do torneio sul-americano.

O confronto
O que não pode ser deixado de lado no confronto, é que em ambos os jogos, o Tijuana foi superior. No México, em seus domínios e com o gramado sintético, os mexicanos tiveram ampla vantagem e abriram 2x0 no placar. No segundo tempo, em uma cobrança de escanteio o Galo descontou e, posteriormente, já nos acréscimos, acabou chegando ao empate. Mas sem ter feito uma boa partida. Na volta, no estádio Independência, onde se encontra invicto desde setembro de 2011, o Atlético-MG novamente encontrou dificuldades frente ao bom time do Tijuana, comandado por Antonio Mohamed (“El Turco”), que se impôs desde o início em busca da classificação.

Figuras como Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Jô, importantíssimos até aqui na campanha do clube mineiro, estiveram apagados. É bem verdade que o gol de Réver surgiu de uma cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho. Mas é pouco para alguém de quem se espera que decida, principalmente em momentos como esse. Assim, Victor, que já havia feito boas intervenções na partida, e ainda defendeu o pênalti que carimbou a classificação do Atlético às semifinais, acabou sendo o protagonista do duelo, saindo de campo emocionado, abraçado pelos companheiros de time e ovacionado pela torcida atleticana.

Sequência
A Taça Libertadores da América sofrerá uma pausa devido à realização da Copa das Confederações, e terá suas semifinais disputadas apenas em julho. O Atlético-MG tem pela frente o perigoso time do Newell’s Old Boys, enquanto que o Olimpia, após eliminar o Fluminense, encara o Santa Fé, detentor da segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas do Galo. Dentre os 4 semifinalistas, apenas o Olimpia já se sagrou campeão do torneio (em 1979, 1990 e 2002).

Essa pausa pode ter vindo em boa hora para o Galo, de forma que o time possa aproveitar o período para corrigir os detalhes que lhe impediram de demonstrar a superioridade ao longo da competição, nesse confronto contra o Tijuana.

Victor, com a perna esquerda, faz aquela que ele me mesmo disse ter sido a "defesa mais importante" de sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...