sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Arsenal e a grande possibilidade de título após 5 temporadas


O último título conquistado pelos Gunners, foi na temporada 2004/2005. A FA Cup, vencida nos pênaltis diante do Manchester United. Após 0x0 no tempo normal, 5x4 para o Arsenal nas penalidades máximas. O capitão? Patrick Vieira, ele que marcou época como jogador e capitão do time londrino. Na temporada seguinte, mesmo com a transferência de Vieira para a Juventus, o Arsenal viria a ser o vice campeão da Uefa Champions League, perdendo a final para o Barcelona, pelo placar de 2x1. 

Cinco temporadas se passaram desde o último título, com a política de Arsene Wenger, de formar times jovens, com um padrão de jogo muito bem definido, jogando sempre ofensivamente um futebol plástico, atraente e envolvente. Todos esses adjetivos qualificaram e ainda qualificam muito bem a equipe do Arsenal, porém, falta-se o adjetivo campeão. Conforme as temporadas foram se passando, a pressão foi aumentando e o rótulo de “tremer” nos momentos decisivos também caracterizou a equipe. Não penso exatamente dessa forma. Para mim, talvez a inexperiência seja o fator principal, que tanto atrapalhou a equipe nesses momentos. Soma-se a isso as lesões, que também foram um fator agravante nesses momentos (e seguem sendo até hoje).

Eis que a grande oportunidade dessa geração Gunner de conquistar um título chegara. Após eliminar Tottenham (1x4), Newcastle (0x4), Wigan (2x0) e Ipswich Town (1x0; 3x0), a equipe é a grande favorita para a final da Carling Cup, que será disputada no dia 27 de fevereiro, diante do Birmingham, em Wembley. O Birmingham bateu o West Ham na outra semi final, num placar agregado de 4x3. No entanto, o mesmo Birmingham ocupa atualmente a décima sétima posição na Premier League, e luta contra o rebaixamento, o que faz do Arsenal o grande favorito para o confronto.  

Mesmo a Carling Cup não tendo tanta expressão como uma FA Cup, por exemplo, a conquista desse título seria indispensável para os Gunners, pois traria confiança e também daria mais tranquilidade à equipe em momentos decisivos futuros. Entretanto, a situação pode ser comparada a uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que o Arsenal pode ganhar e acabar com a pressão que existe em torno de ganhar um título, perdendo, pode ver a pressão se agravar, e o fator psicológico pesar mais ainda nos momentos decisivos. Resta-nos saber como se comportará a equipe londrina. Sofrerá com a inexperiência e com a tensão? Saberá lidar com ambos os fatores e poderá ganhar a confiança necessária para decisões futuras? Enfim, saberemos a resposta no dia 27 de fevereiro.

 A FA Cup temporada 2004/2005 foi o último título conquistado pelo Arsenal. Patrick Vieira era o capitão do time na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...