segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo: o anúncio da despedida


O dia 14 de fevereiro de 2011 ficará marcado pelo anúncio do encerramento da carreira de Ronaldo Luís Nazário de Lima como jogador de futebol. Talvez o maior atacante brasileiro de todos os tempos e, simplesmente, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. 

Protagonista de duas finais de Copas do Mundo (França, em 1998 e Japão e Coréia, em 2002), eleito por três vezes o melhor jogador de futebol do mundo (1996, 1997 e 2002), maior artilheiro da história das Copas, passagens por grandes clubes do futebol mundial e campeões europeus. Enfim, uma carreira brilhante, de superação (por mais de uma vez, diga-se de passagem) e que nos deixa sempre com aquela dúvida “Se não fossem os problemas físicos, Ronaldo poderia ter sido ainda maior na história do futebol?”. De fato, os problemas físicos o atrapalharam bastante em sua carreira, tanto que Ronaldo jogou em seu auge físico apenas entre os anos de 1996 a 1998. Ali talvez tenha dado a maior amostra do que era capaz. Ou seja, se não fossem os problemas físicos, certamente Ronaldo teria sido ainda maior na história do futebol sim.

Além desse questionamento, há apenas uma ausência no currículo desse grandioso jogador: um título continental de clubes. Em minha opinião, entendo que essa seja a grande ausência no currículo de Ronaldo. 

Muitos têm a visão de que Ronaldo demorou a parar, ou parou fracassado pelo que fez - ou deixou de fazer - recentemente.  Mas a maioria, certamente, tem a visão de que, independentemente de qualquer coisa, Ronaldo terá sempre seu nome gravado na história do futebol.

Ronaldo, fenômeno.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...